Escola Barão de Igarapé Miri

Minha foto
Bairro do Guamá, Belém, Pará, Brazil
A Escola foi inaugurada em Fevereiro de 2002, quando situada ainda na Av. Barão de Igarapé Miri, 333, no bairro do Guamá. O nome da Escola se deu pelo nome da rua que inicialmente foi inaugurada a escola. Em março de 2005 a escola foi transferida para novas instalações, onde atualmente é localizada, na Rua Barão de Mamoré 767, no bairro do Guamá. Contatos: Telefone 32496460 e email: escolabim@gmail.com.

Dicas de Matemática - Aqui são divulgadas muitas dicas. Vejam abaixo:

 
 
 
Equações do primeiro grau é o assunto que vamos dispor nesta página da matemática. Estas equações são muito usadas na matemática e ajudam a resolver muitos problemas do nosso cotidiano.

Em primeiro é necessário que saibamos que a equação do primeiro grau tem uma incógnita (letra, sendo a mais usada a letra “x”) e é uma sentença aberta que separa dois membros por uma igualdade. Veja abaixo:
Resolvendo a equação do primeiro grau:

Temos a equação 2x  –  4 =  x  +  1

Para resolvermos a equação as incógnitas (letras) devem ficar no primeiro membro (a esquerda) e os números no segundo membro. Lembre-se que quando há uma mudança de membros teremos de inverter a operação (o que é positivo negativo e vice-versa e o que é multiplicação se torna divisão e vice-versa). Então aplicnado essa regras na equação acima:


2x  –  x = 1 + 4 (reparem que o “+x” que estava no segundo membro quando passa para o primeiro membro passa a ser “-x” e o “-4” que estava no primeiro membro passa a ser “+4”). Continuando, fazemos asa adições, teremos

Como 2x  –  x  =  x    e   1 + 4  =  5, então a a solução da equação será: x = 5.

Para verificarmos se a solução está correta é só pegar a equação e substituir o valor do “x” por “5” e teremos:

2x – 4 = x + 1   =>  2.(5) – 4 = 5 + 1  =>  10 – 4 = 6  =>   6 = 6

Como 6 é igual a 6, ou seja temos o mesmo número no primeiro e no segundo membro, dizemos que a igualdade é verdadeira, então a solução está correta.